domingo, 31 de julho de 2016

GIBIS ANTIGOS (CLASSIC COMICS) - BARBIE E KEN (BARBIE AND KEN) Nº 04 - 1963 DELL COMICS


BARBIE E KEN (BARBIE AND KEN) Nº 04 - 1963 DELL COMICS / Em 1991 a Mattel criou uma parceria com a Marvel Comics para a venda de uma série de gibis infantis da boneca Barbie. O gibi durou de janeiro de 1991 até março de 1996 rendendo 63 edições. No Brasil a série foi vendida pela editora Abril Jovem nos anos 90 ao lado dos quadrinhos da Disney e dos super-heróis. Ao contrário do Brasil, talvez porque a Susie (boneca) era objeto de desejo de todas as meninas e garotas na época, a americana Dell Comics lançou em 1962, 5 edições bimestrais começando entre maio/junho, do par romântico do universo de brinquedos de plástico, Barbie e Ken. Barbara Millicent Roberts, é popularmente conhecida como a boneca Barbie, cuja criação data de 9 de março de 1959 produzida pela Mattel.  Ela foi criada pela empresária Ruth Handler e foi baseada na boneca alemã Bild Lilli. Desde seu lançamento a boneca foi considerada a marca mais famosa e lucrativa da empresa, a ponto de ser considerada um grande ícone da empresa e da cultura pop. Diante de seu sucesso a boneca já recebeu várias coleções, roupas e amigos entre cada década, bem como seus próprios filmes, quadrinhos, jogos eletrônicos e desenhos animados. 



Por volta dos anos 50, Ruth Handler e o seu marido Elliot Handler observavam o comportamento de sua filha Barbara que brincava apenas com bonecas de papel e normalmente as personificava como sendo bonecas adultas, pois até então todos os bonecos fabricados nos Estados Unidos eram somente representações de crianças. Ruth sugeriu ao seu marido (um dos fundadores da Mattel) a idéia de criar uma boneca adulta. Durante sua viagem a Europa em 1959, Ruth conheceu uma boneca alemã chamada Bild Lilli que circulava desde 1955. A boneca tinha as proporções perfeitas para o que seria uma boneca adulta, assim Ruth comprou 3 delas, dando uma para sua filha e usando as outras para servir de base para criação de sua própria boneca. A boneca Lilli foi originada de uma tirinha de jornal do periódico alemão "Bild", originalmente voltado para o público adulto. Quando retornou aos Estados Unidos, Ruth redesenhou a boneca com a ajuda do designer Jack Ryan e a batizou com o nome de sua filha Barbara, carinhosamente chamada de Barbie. A boneca foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, em 9 de Março de 1959, data que também foi registrada como o aniversário oficial da boneca. Ela custava cerca de 3 dólares, nos primeiros exemplares, que teve 340.000 bonecas. A princípio foram introduzidas duas versões dela sendo uma morena e outra loira, mas depois deixaram seu visual sendo loiro definitivamente. Diante do imenso sucesso que a Barbie conquistou no mundo todo, anos depois a Mattel comprou os direitos da boneca Bild Lilli e ela parou de ser fabricada em 1964. Desde sua criação foram criadas novos modelos de Barbies, com novas roupas, penteados e maquiagens, se tornando mais contemporânea no decorrer dos anos. Muito em breve também deu início ao desenvolvimento de sua família, em 1961 com a chegada seu namorado Ken, que ao lado de Barbie sempre acompanhou a moda da época, variando o corte do cabelo de acordo com o último estilo. 



Em 1963 ela recebeu sua primeira amiga, a Midge (Viky, na versão brasileira) e em 1964 Barbie recebeu sua primeira irmã caçula, a Skipper. Ambas criadas atendendo a pedidos, para evitar uma polêmica de que dizia que a boneca era um símbolo sexual. No decorrer dos anos Barbie recebeu novas amigas além de Midge, as mais conhecidas Teresa (1988), Summer (2004), Nikki (2006), Raquelle (2007) e Grace (2009). Barbie também recebeu outras irmãs caçulas como os gêmeos Tutti e Todd (1966), Stacie (1990), Kelly (1995) e Krissy (1999). No entanto depois de vários anos as irmãs foram reduzidas para apenas 3: Skipper, Stacie e Chelsea, esta última como substituta da Kelly em 2009. Desde o inicio dos anos 2000 a boneca tornou-se protagonista de uma longa série de filmes de animação vendidos por meio de DVDs, mas também transmitido em canais de televisão. Nos Estados Unidos tiveram diversas ocasiões que alguns filmes foram transmitidos em canais como Nickelodeon e Boomerang. No Brasil os desenhos são constantemente exibidos por canais como Rede Globo, SBT e Cartoon Network. Um clássico inesquecível em 36 páginas coloridas e uma legião de colecionadores para adquirir qualquer um desses exemplares, segue aqui no blog TV A LENHA, uma pequena amostra de algumas páginas da edição nº 04 para degustação, justamente porque essas edições não foram publicadas no Brasil!





F  I  M

Nenhum comentário:

Postar um comentário