quarta-feira, 25 de novembro de 2015

GIBIS ANTIGOS (CLASSIC COMICS) - AS AVENTURAS DE TINTIM (LES AVENTURES DE TINTIN) Nº 05 (AS 7 BOLAS DE CRISTAL) - 1975 EDITORA RECORD



AS AVENTURAS DE TINTIM Nº 05 (AS 7 BOLAS DE CRISTAL) - 1970 EDITORA RECORD / Esta editora foi a segunda no Brasil, a publicar os álbuns desse jovem repórter chamado Tintim. Todos os álbuns foram lançados, tendo inicio em 1969, sendo que apenas dois foram excessão: "No País dos Sovietes" e "Alfa-Arte", que foram publicados pela Cia de Letras, em sua primeira aparição aqui no país. Foi a Editora Record também, que lançou em quadrinhos, as duas versões em filmes, "Tintim e as Laranjas Azuis" e "O Mistério do Tosão de Ouro", cujas edições eu também as tenho, e futuramente publicarei aqui, para quem ainda não viu imagens dos filmes na época. Foram 4 séries que a Editora Record publicou no Brasil, esses álbuns. 



A primeira entre 1969 e 1970, com 6 álbuns lançados, "A Ilha Negra", "A Estrela Misteriosa", "As 7 Bolas de Cristal", "O Templo do Sol", "Rumo à Lua", e "Explorando a Lua". Já, na segunda série que ficou entre os anos de 1970 e 1972, foram 16 álbuns publicados, sendo que "Tintim no Congo"(África), e "Tintim e os Tímpanos" (Pícaros), ficaram fora dessa sequência numérica. A terceira série, na opinião dos colecionadores e especialistas no herói, foi a mais completa publicada pela Editora Record, entre 1975 e 1976, pois todas as edições foram lançadas, incluindo novamente, os quadrinhos dos dois filmes. A única modificação que ocorreu, é de que os álbuns vieram em formato brochura e a ordem cronológica foi deixada de lado, além de constar uma numeração no canto superior direito da capa. Em 1978, a Record publicou mais uma série (também em brochura), mas dessa vez não relançou todas as aventuras, apenas dezessete delas. Vale deixar registrado também, de que a primeira editora a publicar no Brasil, As Aventuras de Tintim, foi a Flamboyant, em 1961. Uma criação de 1929, por Georges Prosper Remi, mais conhecido por Hergé. 




Apareceu pela primeira vez,  no jornal belga "Le Vingtième Siécle", dentro do suplemento infanto-juvenil "Le Petit Vingtième". Tintim nada mais é, do que um ser humano normal, igual a mim, a você, com a profissão de repórter, jovem e intrépido com seu fox terrier branco viajando pelos vários países distantes e que possuidores de mistérios ocultos, preparam sempre a cada lugar visitado pelos dois, uma nova e fantástica aventura através do mundo. Seu criador, Hergé, faleceu em 1983.. O sucesso de Tintim, e seu legado, dificilmente terá um fim, porque esse tipo de aventura, poderia ser com você, na pele de um jovem repórter que viaja o mundo em busca de aventuras enfrentando perigos e desvendando mistérios. Quase todas as aventuras retratam Tintim trabalhando, empenhado em suas investigações jornalísticas, e que qualquer um com esse espirito aventureiro aliado a curiosidade de um repórter investigativo, poderia trocar de lugar com o personagem, já pensou nisso?!


F  I  M

Nenhum comentário:

Postar um comentário